A retomada recente do crescimento econômico no Brasil, após mais de duas décadas de semi-estagnação criou a necessidade da discussão da natureza, determinantes e limites desse crescimento e, sobretudo das políticas econômicas necessárias para dar-lhe um caráter duradouro. A Rede Desenvolvimentista se propõe a ser um espaço para esse debate congregando economistas e outros cientistas sociais interessados nessa problemática.

A sua pauta de discussão vai além dos aspectos conjunturais, privilegiando dimensões de natureza estratégica que podem vir a se constituir, no futuro, em obstáculos para o desenvolvimento do país. A preocupação com o desenvolvimento brasileiro se desdobra para outros temas associados como o do desenvolvimento latino-americano, a integração regional, as relações Sul-Sul e os BRICS.

A rede é resultado de uma parceira de três instituições: o Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON) da UNICAMP, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do MCTI e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Essas três instituições estarão em estreita colaboração para formar uma rede constituída de pesquisadores dedicados aos temas propostos, promover os debates relevantes por meio deste site, realizar seminários periódicos e publicar em meios variados os resultados de suas atividades.