O ID Jovem é um programa do governo para melhorar a vida do jovem brasileiro, oferecendo descontos e opções gratuitas em viagens e lazer. E hoje estaremos ensinando e aprendendo um pouco mais sobre este assunto bem interessante.

Como o ID Jovem funciona e quem tem direito?

O ID Jovem funciona como um benefício do governo para jovens de todo o Brasil que se enquadrem nas exigências pré estabelecidas pelo mesmo. Ele oferece vantagens na compra de ingressos para entretenimento de cunho esportivo, artístico ou cultural, assim como na compra de bilhetes para viagens interestaduais.

Tem direito pessoas estudantes ou não, com idades entre 15 e 29 anos. Eles deverão ser cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal, que deve estar atualizado, ter renda familiar de até dois salários mínimos e saber o número do NIS (Número de Identificação Social), que poderá ser obtido através do Cartão Cidadão, de um extrato do FGTS ou Carteira de Trabalho.

Como fazer um cadastro no ID Jovem?

O interessando em participar do programa deverá estar com o seu Cadastro Único (cadastro do governo) em dia, totalmente atualizado (há pelo menos 2 anos).

Para fazer a solicitação, é possível realizá-la através da internet ou no aplicativo para smartphone. Pela internet, você vai precisar acessar o site do ID Jovem, estar com o número do NIS (Número de Identificação Social) em mãos e preencher todos os dados solicitados para gerar o seu cartão. Então basta imprimir o seu cartão e apresentá-lo ao realizar a compra de seu ingresso ou bilhete de viagem, juntamente com um documento com foto atualizado.

Já pelo Smartphone, basta baixar o aplicativo ID Jovem, através da Apple Store (Itunes iOS) ou Play Store (Android), instalar e incluir seu NIS e dados cadastrais solicitados. Neste caso não será necessário imprimir, apenas apresentar o aplicativo direto da tela do seu celular na hora da aquisição, juntamente com um documento de identificação com foto e atualizado.

Qual é a validade de um ID Jovem?

A validade do benefício é de até 180 dias, sendo necessário revalidar, sempre que este prazo expire.

Quais são os principais benefícios do programa ID Jovem?

O ID Jovem oferece benefícios nas áreas culturais, esporte, lazer e também de transporte. Na área cultural, lazer e esporte, quem possuir o ID Jovem, irá garantir o pagamento de meia entrada em eventos artísticos culturais e esportivos, ou seja, será cobrado somente 50% do valor do ingresso.

Já em relação ao transporte, o ID Jovem, oferece ao beneficiário a vantagem de poder viajar de graça ou pagando 50% nos seguintes casos:

São reservados dois assentos gratuitos em viagem de transporte interestadual, através de opções rodoviárias, ferroviárias ou de embarcações. Quando na viagem as duas vagas gratuitas já estejam esgotadas, o programa oferece ainda outras duas vagas com descontos de 50% em relação ao valor total da viagem.

O passageiro inscrito no programa poderá viajar de ônibus, trem ou embarcação, excluindo a possibilidade de viajar de avião.

Lembrando que a viajem que se enquadra do programa é somente aquela interestadual, onde os destinos sejam de um estado para o outro, não sendo válido para deslocamento entre cidades de um mesmo estado.

As reservas deverão ser feitas com no máximo 3 horas antes do horário de partida. Caso o horário ultrapasse a antecedência mínima, você deverá realizar a viagem em outra oportunidade.

Qual o site para informações do ID Jovem?

Você terá acesso a todas as informações sobre o programa da Caixa, ID Jovem, através do seu site oficial: www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem

Tire suas principais dúvidas, apenas com alguns cliques.